Eu continuo naquela vibe de dar um jeito na minha vida (e vou te dizer, parece que os astros entendem quando você está determinada e dão até uma ajudinha). A minha listinha de afazeres tem todo tipo de plano: desde coisas que preciso comprar até vontades que precisam ser melhor avaliadas. Olha só:
Na última semana eu acordei determinada a fazer uma coisa que não estava diretamente expressa na lista: organizar meu armário. Eu só fui ter um armário só meu há uns dois anos ou menos e, caraca, como é difícil estabelecer o uso que cada gaveta, prateleira vai ter... Eu já mudei algumas vezes e, assumo, nunca me senti totalmente satisfeita. A arrumação dessa semana foi uma revolução considerável, por isso vim aqui compartilhar com vocês.
Há quem ache viável contratar personal organizer para fazer esse trabalhinho "sujo", mas eu, além de não ter dinheiro, não curto pessoas mexendo nas minhas coisas como se fossem delas. Além disso, tenho uma teoria de que se não é você quem definiu onde QUER que as coisas fiquem, o caminho de volta à desorganização é rápido como trem bala. Então vamos ao passo-a-passo da organização.
1º - Definir o que está errado e precisa ser organizado logo
A primeira coisa que eu precisei ter em mente foi a humildade de assumir que eu não iria conseguir organizar TODAS as prateleiras, gavetas, parte de sapatos, roupas usadas e etc de uma vez só. Então foquei no que estava mais bizarro e o que precisava ser mexido para dar lugar a outras coisas.
Eis o Raio-X da bagunça:
2º - Fazer a limpa

E o bom de tirar as coisas do lugar é perceber a quantidade absurda de quinquilharia que guardamos e nem lembramos que existe. Livros que você nunca vai ler, roupas que não cabem mais (essas então...). Olha só a quantidade de roupas que eu tinha para "ficar em casa". Praticamente o dobro do que eu tenho para ir trabalhar! Então separei tudo o que pode ser dado, vendido ou reutilizado e dei seus devidos fins. Gosto de colocar tudo na cama por dois motivos: visualizar o que precisa entrar no armário e não cair na tentação da sonequinha no meio da missão.
3º - Dispersar coisas
Além de ter o que não preciso/quero mais, meu armário também estava repleto de objetos que não uso com tanta frequência, que deveriam estar em outros cômodos da casa ou combinam em outros móveis. Vocês lembram da minha estante que foi cordelizada? Ela era um clássico exemplo de móvel sub-utilizado. Algumas prateleiras ficavam praticamente vazias. Eis sua nova configuração:
Viram que parte das caixas de bijoux foram parar em uma prateleira média, de fácil acesso?
E que os livros que estavam dispersos entre armário e estante foram divididos em duas prateleiras?
Os recortes e panfletos bonitinhos que ficavam em caixas feiosas na segunda prateleira mais alta do armário ganharam "casas" mais bonitas e foram fazer companhia à caixa porta-amor onde guardo todas as cartas que meu namorado me deu.
Uma arma secreta que tenho aqui em casa são os bancos-baú no Tok&Stok. Eles já guardavam alguma coisa e aproveitei para transformá-los nos guardadores oficiais da alegria do carnaval. Perucas, plumas, arcos com orelhinha, toca de tule, cílios postiços, colar de havaiana: tudo o que você imaginar, você encontra aqui!
5º Dar novas funções aos espaços
Eu levo vários itens em consideração para escolher como eles serão arrumados: amassam? Uso muito? Tenho tendência a demorar a arrumar?
Levando tudo isso em conta defini os seguintes usos para os espaços que me predispus a organizar:
Colocar roupas embaixo das peça penduradas simplesmente NÃO DÁ CERTO. As pilhas crescem, caem e quando se dá conta tudo virou um grande entulho que precisa ser empurrado para se achar o que quer. Por isso, não considerei usar esse espaço para roupas. Aí veio a dúvida: o que colocar lá? Afinal, eu não posso me dar ao luxo de ter uma prateleiroooona dessas vazia. A decisão foi ocupá-las com objetos que são guardados em caixas (não desmontam, não caem, não entulham). E minhas bijoux são guardadas em caixas (sim, são embalagens de Ferrero Rocher. Ótimas para separar cada brinco/cordão em um vão e ver as opções sem abrir a caixa) e preciso ter acesso fácil a elas toda hora.
As bolsas continuaram no mesmo lugar, só o que ficava jogado atrás delas foi acumulado em uma Ecobag gigante que ganhei. Além disso, elas foram (re)colocadas em ordem de tamanho.
Duas das prateleiras que foram esvaziadas agora são predominantemente lugares de se colocar roupas. As caixas das câmeras e chapinha continuam lá, mas aprenderam a dividir espaço com as calças jeans e leggings (que ocupam um espaço enorme penduradas). Os cosméticos subiram um pouco, afinal não faço massagem no cabelo todo dia e ainda ficam a uma altura de acesso tranquilo.
Espero ter inspirados vocês a organizar um pouquinho suas vidas. É muito bom perder menos tempo procurando e mais tempo usando as coisas.
Beijos!




Vendo o seu post, eu pude perceber o quão desorganizado eu sou.. Chokado!!!
ResponderExcluirdepois, se quiser, dá uma passadinha lá:
http://culturapoperudita.blogspot.com/