Não sei se já rabugentei isso por aqui, mas essa vida de assessora, bailarina, nadadora, namorada, filha, irmã, amiga, beberrona, leitora, aluna de auto-escola e ainda por cima - imagina só - pessoa que dorme é muito mais difícil do que eu imaginava. Ao colocar em prática (ao mesmo tempo) tudo o que eu queria fazer, pifei. Ando parecendo uma morta-viva!
Então, agora eu só trabalho e estudo. MAS estudo de segunda à sábado de 18h30 às 21h30. Não posso mais beber, tirei a carteira de motorista (IEI) e ando com mais sono do que nunca!
Mas, voltando ao post, hoje é sobre organização. Aliás, para quem interessar, aquela que fiz do meu armário foi totalmente fail e precisa ser reavaliada, mas vou parar de reclamar: JURO. O que vou postar aqui é uma coisa muito muito muito simples que eu faço, mas que todo mundo acha incrível e me pergunta como fazer: organizar meus gastos por mês.
Não vou tentar ensinar ninguém a ser ponderado e deixar as compulsões de lado porque, né, não sou exemplo para ninguém. Mas vou mostrar aqui como uma simples tabela no Excel pode ajudar você a visualizar o seu dinheiro e até ter vontade de ser mais racional e juntar um trocadinho (isso mesmo: JUNTAR, mesmo ganhando uma micharia.)
1º - Considerar seus gastos fixos
Paga a conta do seu celular? Cursinho? Plano de saúde? Liste tudo isso, mesmo que sejam gastos de valores variáveis (como cartão de crédito, por exemplo). São contas que você é obrigado a pagar, certo? Logo já se despegue dessa quantia, ela nunca será sua. Lembre-se de colocar todos os valores na tabela com sinal de negativo, afinal elas sairão da sua conta. Também faça uma linha para saldo anterior e salário (ou mesada, milagre, sei lá). Mas não preencha ainda!
2° - Veja qual o seu gasto mínimo
Agora que o Excel começa a ser útil em nossas vidas. Você precisa selecionar desde o primeiro valor até o último para saber com quanto menos dinheiro você começa o mês. Triste, mas esta é a nossa vida. É só selecionar tudo e clicar naquele botãozinho lá em cima que ele já cria a fórmula para você. Olha que mágico!
![]() |
| Os valores são totalmente fictícios (pq cartão vir 88 é tipo piada) |
Ps2: Não caia na tentação de pagar o valor mínimo do cartão de crédito. Os juros são bizarros e um vestidinho de 60 reais vai virar uma prestação de uma apartamento de 2000.
3° - Considerar o salário
Agora está na hora de colocar os raros valores positivos da sua conta. É só preencher as linhas com o que você já tinha antes do mês virar e do digníssimo salário que recebe. Aí você vai reparar que magicamente aquele número negativo lá em baixo virou um valor positivo (ou não, dependendo so seu estágio de endividamento).
4° - Organização semanal
Eu aderi a uma tática muito simples que me ajuda a "visualizar" o quanto eu posso gastar. O resto do dinheiro que sobrou depois das contas eu divido por número de semanas até receber meu próximo salário. Assim eu evito viver três dias de riqueza e um mês de pindaíba (ou faço isso mais consciente da minha escolha).
Como adoro uma papagaiada, separo cada semana com uma cor e uma barra mais escura para somar o gasto da semana. CUIDADO: A soma dos valores da semana não pode ficar na mesma coluna em que você nota os preços do que você compra senão você conta o mesmo gasto duas vezes.
Agora é hora de anotar tudo o que você compra. Eu disse TUDO: desde um apartamento à vista a uma bala de R$0,05
Dicas (coisas que você só faz se quiser, aliás, como o post todo)
Sobrou? Poupe!
Se você conseguiu viver uma semana sem estourar sua meta o que te impede de ser bem sucedido mais uma vez? Não encare o que sobrou como um bônus que você cai no looping do gasto e aí ferrou tudo.
Faça uma aba prevendo gastos futuros
Aí você já se programa para maneirar no cartão de crédito, prevê que esperar só mais 15 dias para comprar aquela parada incrível pode fazer a diferença...
Jogue a tabela no Google Docs
É mais fácil de acessar de qualquer lugar, aí você não corre o risco de esquecer de anotar gastos corriqueiros, como o Lancy na banca de jornal. Só fica ligado que ele segue padrões americanos, então centavos é separado por ponto (não vírgula) e datas são no esquema mês/dia/ano.
Curtiram? Empolguei alguém?
Beijos!




Nenhum comentário:
Postar um comentário