Mais um post que estava pronto, só faltava a foto da budega pronta. Vou confidenciar que se fosse escrever isto hoje usaria a metade de caracteres, mas já tá pronto, vai...
Hoje vou postar mais uma inserção minha ao mundo das pequenas coisas aleatórias feitas em casa com materiais jogados pelos cantos.
Um dia vi um porta-cartão de uma colega de trabalho que achei uma gracinha. A tia dela comprou pré-pronto e forrou (ou alguma coisa do gênero). Então me dei conta do seguinte: estou virando uma adulta que realmente recebe cartões (e pior, eles realmente significam alguma coisa). Aí pensei: não deve ser difícil fazer um, né?
Então, quer ver o que eu fiz? É só seguir no passo-a-passo.
Parte interna
1 – Medir o tamanho dos compartimentos
No modelo que eu vi, achei que o interior fosse uma sanfona (não era, mas deu certo achar que era). Coloquei um cartão no canto de uma cartolina e decidi mais ou menos as “margens” que eu queria em volta do cartão. Coloquei mais ou menos um centímetro e meio para cada lado.
Marque a medida da largura do compartimento com lápis (ou com dobras, como eu) e repita a mesma medida ao longo da cartolina. A melhor maneira é fazer as tiras seguindo a altura da cartolina, assim serão menos tiras e mais longas.Erro que eu cometi e você não precisa cometer: não faça uma borda em cima E embaixo. Existe uma coisinha chamada gravidade que não vai deixar seu cartão ficar flutuando. Meça a poucos milímetros da borda inferior (espaço que será ocupado pela dobra) e deixe um dedo e meio acima (para colocar as letras e você folhear sem bagunçar tudo).
2 – Sanfonar
Quem foi uma menina de 6 anos nos anos 90 sabe do que estou falando. Vocês lembram quando fazíamos leques de papel ofício? Mesma técnica! É só fazer a primeira dobra do tamanho da altura que você definiu para o compartimento, depois no sentido contrário, depois no outro e assim até acabar o papel sempre seguindo a mesma altura. Não é para fazer um rolo, tem que virar uma sanfona no fim das contas.
Depois de dobrar toda a cartolina abra e corte as tiras que você havia marcado anteriormente. Meu cálculo acabou fazendo com que sobrasse uma mini abinha providencial para a emenda, mas não se desespere se não acontecer com você.
3- EmendarCole o fim de um sanfona no início da outra. Use a última aba para isso, se sobrou um pitoquinho, use-o, aí sanfona vai ficar mais uniforme, sem nenhuma folha “mais grossa” no meio. ATENÇÃO PARA SEGUIR O ZIGUE-ZAG DAS SANFONAS. Aliás, pensando melhor você pode simplesmente colar todas as tiras retas e DEPOIS sanfonar...
Parte externa
4 - Estrutura
Usei o fundo mais grossinho dessas sacolas de papel de loja. Para escolher o tamanho da base deixei minha sanfona levemente fechada. É algo em torno de dois dedos. Para medir as laterais eu usei a sanfona como medida.
Itens para levar em consideração:
- A sanfona vai ficar próxima à base, mas não encostada.
- A parte superior tem que ser grande o suficiente para tapar a sanfona, mas não tão grande que dificulte folhear as páginas.
- Você vai precisar colar mini-sanfonas nas laterais, deixe um espaço de sobra para isso.
Marquei as dobras com um lápis. É só fazer um traço muito forte usando uma régua, para criar uma “dobradiça”.
Fiz um reforço no fundo colando três ou quatro camadas de papelão de fundo de sacola, já que essa parte precisa ser mais pesada. Nas laterais também fiz reforços, mas só uma ou duas camadas. Não precisa ficar lindo e bem acabado porque isso será coberto.Depois é só colar a sanfona na estrutura.
PS: este momento é o ideal para escrever as letras para organizar os cartões em ordem alfabética, mas como eu sou lerda só fiz isso depois do passo 5 (o que me enrolou consideravelmente). Coloquei duas letras por compartimento, exceto w-x-y-z por suas consideráveis raridades e porque não pensei na quantidade de letras do alfabeto antes (sim, eu realmente tinha ignorado este detalhe.
5 - Forrar
Parte molezinha (ou não) do processo todo. É hora de forrar a estrutura. Eu usei um papel de presente lindo que eu tinha de submarinos dos Beatles (a verdade é que eu ia usar uma estampa meio Tokidoki, mas eu só tinha cartolina azul e achei que o papel dos submarinos combinaria mais).
Depois é só prender uma fitinha de cada lado para fechar!





Nenhum comentário:
Postar um comentário